domingo, 4 de janeiro de 2009

Agradecimentos

Agradecimentos especiais para Muller um grande amigo da Turma Nerd.Sem ele não conseguiria recuperar algumas partes do conteúdo do Blog.Valeu Muller,muita sorte no seu caminho e estamos esperando um post seu aqui na Turma Nerd.

Peço desculpas a todos por esse transtorno mais em um futuro não muito longe melhorarei 100% esse blog.


Até mais e obrigado.


Ass.:Qu1m3r4

Pulseira Anti-Estática

Todos já devem ter ouvido falar de Eletricidade Estática também conhecida como Eletrostática que é a energia atmosférica que se acumula nos corpos pelo contato com o ar.Acumulando mais intensamente sobre carpetes.Causando problemas quandodescarregadas em componentes ou placas (com as mãos ou ferramentas condutoras) prejudicando circuitos integrados. Que podem causar as seguintes falhas:

  1. Repentinas
  2. Intermitentes
  3. Latentes, observadas após algum período de tempo.

Por isso que criaram a pulseira anti-estática para evitar esse tipo de dano. É só colocar pulseira no braço e ligar na fonte do computador desligado e começar a consertar o micro, outra forma bem simples é colocar a mão na carcaça do computador assim você descarrega o eletrostática(lembrando de descarregar de tempo em tempo).Se quiserem comprar a pulseira você encontra em lojas de eletrônica ou informática.Na minha opinião, e mais fácil você descarregar na carcaça do micro (e sai mais barato também).

Dicionário

Boot: Processo de iniciar (ligar) um computador.
Bit: Digito binário que identifica se esta passando eletricidade ou não.Representado pelos números 0 e 1.
Byte: Conjunto de oito bits.O mesmo que uma unidade de caractere.
Clique: Ação de apertar o botão do mouse.
Cluster: Área em que ficam alojados os arquivos.O mesmo que o cruzamento das trilhas e setores.
CPU: Cérebro da máquina.Unidade de processamento.

Desvendando a Net:Google Search

Google Search.A maior arma de pesquisa da atualidade tem alguns comandos que poderiam facilitar ou simplesmente revolucionar as suas pesquisas pela Internet ai vão eles:

Conteúdo entre aspas: o comando “entre aspas” efetua a busca pela ocorrência exata de tudo que está entre as aspas, agrupado da mesma forma.


Sinal de subtração: este comando procura todas as ocorrências que você procurar, exceto as que estejam após o sinal de subtração. É chamado de filtro (ex: Info-download ou baixaki-download)


OR (OU): OR serve para fazer uma pesquisa alternativa. No caso de “Carro (vermelho OR verde)” (sem as aspas), Google irá procurar Carro vermelho e Carro verde. É necessário usar os parênteses e OR em letra maiúscula.


Asterisco coringa: utilizar o asterisco entre aspas o torna um coringa. (ex: café * leite: Google buscará ocorrências de café + qualquer palavra + leite).


Define: comando para procurar definições de qualquer coisa na Internet (define: abacate).


Info: info serve para mostrar as informações que o Google tem sobre algum site (info: http://www.veja.com.br/).


Palavra-chave + site: procura certa palavra dentro de um site específico (downloads site:www.baixaki.com.br).


Link: procura links externos para o site especificado (ex: link:www.nerdssomosnozes.com/).


Intitle: restringe os termos da busca aos títulos dos sites (ex: intitle:eu ja fui).


Allinurl: restringe os termos da busca as URL dos sites (ex: allinurl:cachorro).


Filetype: serve para procurar ocorrências algum formato de arquivo específico (ex: “arvore azul:pdf”).


Time: pesquisa o horário das principais cidades do mundo (ex: time:new york).


Weather: pesquisa a previsão do tempo para as principais cidades do mundo (ex: weather:tokyo).


Calculadora: serve para efetuar contas matemáticas com o Google (ex: 10 / 2).


Conversão de moedas: serve para comparar o atual valor de duas moedas (ex: 7 dollar in real).


Conversão de temperatura: converte temperatura em Celsius para Fahrenheit (ex: 140 C in F).


Conversão de distâncias: utilizada para ver a correspondente distância em diferentes medidas (ex: 100 miles in kilometers).


Conversão de velocidade: comando para converter medidas de velocidade (ex: 48 kph to mph).


Find a business: procure lojas ou restaurantes em certa cidade. (não disponível para o Brasil) (ex: shopping, Chicago).


Movie: comando para procurar por títulos de filmes (ex: movie: Batman).


Director: o comando director serve para descobrir o nome de um diretor de certo filme (ex: director braveheart).


Bem agora é só pesquisar e testar esses comandos que vão facilitar muito sua vida.E sucesso com esse novo conhecimento.

Usando e abusando da tecla Windows


Muitos já devem ter visto ou usado à tecla Windows que fica entre o Ctrl e o Alt, a combinação dela com outras teclas pode gerar recursos e atalhos para o dia a dia.Dando maior desenvoltura para o seu trabalho, então sem mais belongas aqui os vão:



  • Tecla do Windows: Abre ou fecha o menu iniciar

  • Tecla do Windows + Pause: Abre a caixa de diálogos Propriedades do Sistema

  • Tecla do Windows + D: Exibe a área de trabalho

  • Tecla do Windows + M: Minimiza todas as janelas abertas

  • Tecla do Windows + Shift + M: Restaura as janelas minimizadas na área de trabalho

  • Tecla do Windows + F: Procura um arquivo ou pasta

  • Ctrl + Tecla do Windows + F: Procura um computador se você estiver em uma rede

  • Tecla do Windows + L: Bloqueia o computador ou altera usuário

  • Tecla do Windows + Tab: Percorre programas na barra de tarefas, usando o Flip 3D do
    Windows (ultimo caso no Vista)

  • Tecla do Windows + R: Abre a caixa de dialogo executar

  • Tecla do Windows + E: Abre Meu Computador

  • Tecla do Windows + T: Percorre programas na barra de tarefa (pode ser que funcione só no vista)

  • Ctrl + Tecla do Windows + Tab: Usar as setas para percorrer programas na barra de tarefas, usando o Flip 3D do Windows,que é um recurso em terceira dimensão que mostra os programas em uso (só no Vista)

  • Tecla do Windows + Barra de espaço: Levar a frente os gadgets e selecionar a barra lateral (só no Vista)

  • Tecla do Windows + G: Percorrer barra lateral do Windows (só no Vista)

  • Tecla do Windows + U: Abre a Central de Facilidade de Acesso (no Vista) e no XP abre o Gerenciador de Utilitários

  • Tecla do Windows + X:Abre a Central de Mobilidade do Windows (só no Vista)

Novos padrões de Bluetooth

A SIG (Bluetooth Special Interest Group) vai colocar no mercado dois novos padrões de Bluetooth em meados de 2009,chamados de 10x e 100x, respectivamente.O primeiro deve trabalhar junto Wi-Fi para melhorar a transferência de dados,o segundo terá sua velocidade similar ao padrão USB, apesar de não usar fios.Uau deve ser uma velocidade incrível, pois a velocidade USB 2.0 e de 480Mbps(60MB/s). O Bluetooth 2.0 usado atualmente tem a taxa de 3Mbps(0,375MB/s).O padrão 10X poderá aumentar isso para 30Mbps(3,75MB/s), e o 100x para 300Mbps(37,5MB/s). As novas velocidades poderão permitir o streaming de vídeos ou a impressão de documentos por meio de Wi-Fi.Ainda não se tem idéia de quando os aparelhos com a nova tecnologia de transferência de dados ira aparecer no mercado e nem quanto ira custar.Por isso a animação, para ter um desses fica pra daqui pra frente.

Desvendando a Net

Nessa coluna pretendo mostra um pouco sobre alguns assunto da Internet que são bem discutidos.O de hoje é velocidade de InternetHoje existe uma grande insatisfação com o serviço de banda larga do Brasil.Os principais são quedas, downloads em baixa velocidade e falhas durante chamadas VoIP.Lembrando que nem todas as operadoras têm seus serviços de baixa qualidade, e que algumas vezes não é nem a conexão.Porem será só você que poderá verificar se paga o comprou e mais ninguém.
A verdadeira velocidade
Antes de você pensar que tem uma super velocidade e melhor procurar entender certos parâmetros.Um deles é a enganação na hora de contratar o serviço, Principalmente com o papo do Mega, pois o mega usado é o megabits(por isso o “b” minúsculo), ou seja, um oitavo do MegaByte(pra quem conhece é só lembrar do código binário, ai vem à decepção).
Calculando a decepção:
E muito simples basta dividir a velocidade de sua conexão por oito (A Turma Nerd adverte se tiver conexão discada não faça a conta, ricos de morre do coração, ou de raiva).Como vemos em alguns anúncios na TV algumas operadoras alteram a velocidade de suas velocidades de acordo com o dia ou a hora, essa é a famosa Internet Alternada.Essa jogada fica interessante para a operadora, pois esses planos são mais residenciais geralmente as empresas não contratam esses serviços.Por um motivo, durante o dia há muitas pessoas utilizando a Internet, e quem utiliza 1 “Mega” ou menos vera que sua Internet vai estar lenta diferente de quem tem 3 “Mega” que vai estar bem rápida.Quando anoitecer a velocidade volta a toda a conexão ira acelerar parecendo que 1“Mega”é igual a 3“Mega”.
O por que da lentidão
Muitas vezes o seu downloads demoram por alguns motivos como:Usuário de rede P2P; ou adepto dos downloads via torrent que pode ter aplicativos com capacidade de reduzir a velocidade.Já a rede P2P envia e recebe dados ao mesmo tempo, deixando a Internet lenta.Mais não esqueçam que a culpa principal é da operadora.Já quem usa a Internet normal sem P2P e torrent.Não se preocupa com esse problema.Em alguns casos em redes onde existem vários computadores interligados e utilizam a mesma conexão de Internet a velocidade é dividida entre os computadores causando lentidão na web.
Traffic Shapping
O Traffic Shapping é uma limitação imposta pela operadora á conexões de Internet banda larga reduzindo um pouco os downloads dos usuários.Portanto se sua operadora usa esse recurso sites como YouTube vão ficar bem lentos e não sendo culpado mesmo como muitos pensam.
De uma olhada no modem
Se você tiver conhecimento mais avançado sobre Internet vale a pena dar uma olhada no seu modem e verificar sua velocidade, evitando perca de tempo com teste e se preparando para reclamar com a operadora telefônica.Testando a conexãoVocê pode testar a conexão atravez de sites ou programas ai vão eles
http://www.speedtest.net/
Em alguns casos você pode usar o serviço da operadora(se ela tiver suporte)Um programa que pode ser usado MySpeed PC.
Se os teste indicarem abaixo do normal, está é hora de conferir com a operadora.Porem se houver mais de um computador é melhor desligá-lo primeiro, pois ele pode consumir velocidade.

Dicionário

Arquivo: Nome que se dá aos dados criados e salvos.
Arrastar: Ação de segurar o botão do mouse enquanto o movimenta.
ASCII: Tabela desenvolvida em 1968, para facilitar a identificação das variações de byte e seus caracteres correspondentes.
Atalho: Caminho a ser percorrido mais curto que o utilizado.
Backup: Copia de segurança dos arquivos.Cria uma seqüência de discos de tal forma que o final de um será o inicio do outro.
BIOS: Sistema de entrada e saída de informações, que é controlado pela CPU.

Escrevendo um comentário

Alguns amigos estão sentindo dificuldade em postar um comentário para o Blog.Porém é simples basta vocês escolherem uma das duas opções:Nome/URL ou Anônimo.Se tiverem contas em outros provedores ou na blogger escolham as opções refentes
Veja na figura abaixo:

Agora está mais simples postar comentários.Qualquer duvida me perguntem.Obrigado e adeus

TV DIGITAL no Brasil um fracasso a longo prazo

A TV DIGITAL no Brasil fez aniversario no dia 03/12/2008 e adivinhem o que ela trouxe...um grande fracasso, pois sua cobertura ainda não chegou em todas as capitais. Chegando somente em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) já têm o sistema até para aparelhos móveis e portáteis. Para Campinas (SP) e em Salvador (BA) também deve começar ainda este ano. Já Florianópolis (SC) teve o início adiado devido às enchentes que ocorreram no seu estado.Eh, 2016 que não chega!Até o final desse ano, segundo o Fórum do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre (SBTVD), o modelo de transmissão deverá chegar a 645 mil telespectadores.Um numero muito baixo considerando o numero de habitantes do Brasil que são mais de 183 milhões com 94,8% de domicílios que possuem televisão (segundo o IBGE).
Associação que representa os fabricantes de eletrônicos, conhecida como Eletros, afirma que dezembro desse ano será vendido de 100 a 120 mil conversores digitais, além de 90 mil TVs com conversores digitais embutidos.Duvido que eles estejam empolados, pois a crise econômica já deve ter barrado as vendas das TVs e conversores.Já que preço dos conversores é muito fora do que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, declarou.Só para refrescar a memória os valores que iram custar os set top-boxes (conversores), seria de R$ 200.Já no mundo real o mais barato custa R$300 da marca Proview.O modelo de R$199 devera aparecer no mercado em meados de 2009.Outro fator para sua baixa popularidade é a falta de interatividade, que ainda não está disponível.E mesmo que tivesse não adiantaria, pois a TV Digital ainda não abrange todo país (muito menos as capitais). Bem Turma Nerd ,o sinal,a interatividade e quem sabe até a Internet que poderia utilizar desse inovação ficou para um futuro sombrio e sem esperança.Lembrando que se você quiserem entrar na SBTVD é só clicar na palavra lá em cima que contem um hiper-link.

Evolução

A divisão européia da VISA esta desenvolvendo um modelo de cartão de credito com recursos extras,um deles e um display LCD e o outro é um teclado,ambos serão usados para aumentar a segurança em compras on-line. Segundo a VISA, o cartão trabalha com geração aleatória de códigos de segurança, ou seja, quando o cliente digitar um código ou numero PIN,o cartão enviara outro código randômico comprovando seu verdadeiro dono e aprovando a venda .E sua bateria embutida pode durar até três anos.A companhia ainda não divulgou quando o cartão chegar ao cliente final (imagino quando é que vai chegar no Brasil).Porem essa pode ser uma forma de gente como eu resolver comprar pela Internet ,mais até chegar em consumidores como eu, vai demorar com força,outro fator nada relevante é que com pouco tempo alguém vai furar a defesa desse cartão e ai acabou a tranqüilidade.Mais vale a pena ver oque nos espera.

O QUARENTÃO QUE TODOS AMAM


O mouse completa 45 anos, e seu primeiro protótipo foi feito em 1963 por Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisas de Stanford, depois de vários testes de funcionamento.Infelizmente como muitos gênios da informática não recebeu direito algum sobre sua criação, já que sua patente venceu antes da popularização do dispositivo.
O primeiro mouse tinha um estilo bem steampunk porem bem simples, era uma caixa de madeira com duas rodas internas perpendiculares.A rotação das rodas era traduzida na movimentação do ponteiro na tela.
Já o mouse mecânico (com bolinha), foi criado em 1972, por Bill English (fabricante do mouse original de Engelbart).Sua idéia foi substituir os discos por uma bola que poderia ser movida em qualquer direção num plano bidimensional (incluindo diagonais já que o primeiro seguia o plano cartesiano).Os mouses dos ano 80 e 90 seguiram essa idéia que logo dominou o mercado.Sua principal desvantagem esta no fato de serem mecânicos, o que os torna sensíveis a certas superfícies. A poeira em longo prazo atrapalha obrigando o usuário a abrir o dispositivo e fazer uma limpeza interna (por esses dois motivos deu se o uso mouse pad).
Os primeiros protótipos de mouses ópticos surgiram em 1980, mas foram prejudicados devido ao baixo processamento na época, pois os processadores tinham de calcular o movimento do mouse. Estes dispositivos só se popularizaram à medida que o processamento óptico se tornou mais barato. Os mouses óticos emitem uma luz na superfície em que são utilizados juntamente com sensores que analisam mudanças na reflexão da luz - indicando que o mouse foi movido. O processamento que analisa estas mudanças (e conseqüentemente as traduzem no movimento do ponteiro no computador) é feito no próprio mouse. Este tipo de abordagem tecnológica apresenta duas vantagens em relação ao mouse mecânico: nenhuma parte do mouse óptico é mecânica (o que diminui - muito! - os problemas causados por poeira) e a precisão dos movimentos é maior.
O mouse laser usa o mesmo principio do mouse óticos, mas utiliza o raio laser infravermelho no lugar da luz para iluminar a superfície em que esta sendo usado. Mouses laser já podiam ser vistos em 1998, em máquinas da Sun Microsystems para ambientes corporativos, mas o primeiro mouse para ambientes domésticos com tecnologia laser só foi lançado em 2004 (Logitech MX 1000). Como os mouses laser melhoraram ainda mais a precisão dos dispositivos, outra vantagem surgiu com a tecnologia: a mesma resolução dos mouses óticos pode ser alcançada em mouses laser, com menos energia elétrica.
A roda de rolagem
Com a grande evolução dos computadores e sistemas operacionais, o mouse ganharia novas funções - com a inserção de novos botões. Mas a grande evolução neste setor foi à roda de rolagem, vista pela primeira vez em 1995 - embora só tenha ficado popular quando a Microsoft lançou seu 1º mouse com roda de rolagem, em 1996. Em 2003, a roda de rolagem evoluiu ainda mais, através da tecnologia Tilt Wheel, também da Microsoft. Basicamente, ela permite rolagem de textos na horizontal e na vertical.
Mouse giroscópio o futuro da raça? Ele será longe das mesas, mas perto das mão se não dizer nas mãos. A empresa Gyration já tem mouses com sensores giroscópios, para que o usuário não precise ficar 'colado' na mesa para usar seu computador.o esquema é o mesmo dos controles do do videogame Nintendo Wii - de fato, a Gyration foi a responsável pela tecnologia e criou o primeiro protótipo do controle, em 2001.

Hardware & Software

A coluna H&S pretende mostrar o básico da manutenção de microcomputadores.Pra iniciar o assunto vamos começar com as ferramentas de uso para desmontar e montar um micro.Você precisara de chaves de fenda Philips de variados tamanhos, chaves de fenda comuns (algumas pessoas usam as de catraca seu único problema é que com o passar do tempo ela estraga a parte de giro não travando mais) e chaves soquete.Que podem ser de grande ajuda quando a cabeça do parafuso Philips esta espanada (em alguns casos em especial).Saindo das chaves entramos nos alicates que podem ser de Corte, Bico e desencapador de fio.Valendo que o desencapador pode ser substituído pelo de corte.Agora vamos as pinças fechada, aberta, pegador de parafusos, extrator de circuito integrado, insersor de circuito integrado, sugador de solda e pasta térmica.Tudo isso pode ser encontrado em qualquer loja de eletrônica ou, de material de construção ou, especializada em material de informática.Essas são algumas das feramentas necessarias para começar a manutenção do seu micro.

Dicionário

Aqui você vai encontrar alguns termos usados na informática, primeiro vou começar com os mais usados para depois usar os mais avançados por assim dizer.

ALT: É usado para ser combinada com outras.Também ativa o menu.
CRTL: É utilizada para ser combinada com outras.
END :Posiciona o cursor no final de uma linha ou, quando combinada com outra, pode selecionar algo até uma posição final.
SHIFT: Ativa o sinal acima de outras teclas, ativa letras maiúsculas (enquanto pressionada) e ajuda a selecionar.
TAB: Coloca o cursor uma posição adiante.Pode ser utilizada em combinação com algumas outras teclas especiais para variar suas ações.
BLACKSPACE: Apaga todas os caracteres escritos em um programa de texto ou afins.

Brincando no WORD e outros aplicativos do Office

Existem alguns atalhos básicos do Word e nos outros aplicativos do Office que facilitam a vida de quem o usa, alguns deles são:

TECLA+COMBINAÇÃO=AÇÃO

HOME=Posiciona o cursor no inicio da linha
END=Posiciona o cursor no fim da linha
PAGE UP=Move uma tela para cima
PAGE DOWN=Move uma tela para baixo
CTRL+HOME=Vai para o inicio do documento
CTRL+END=Vai para o fim do documento
CTRL+→ =Move à palavra seguinte
CTRL+← =Move à palavra anteriorCLRT +↓ =Move ao parágrafo posterior
CTRL +↑ =Move para o parágrafo anterior

Vale a pena usar eles facilitam minha vida e muito.