sábado, 31 de janeiro de 2009

MÍDIA ÓPTICA

No inicio eu só iria falar sobre DVDs e suas camadas e seu armazenamento.Mas como os vídeos de alta definição estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia resolvi falar de todas as mídias ópticas existentes que tem um grande uso no armazenamento além dos vídeos, como também de dados e som.
COMPACT DISC ou CD
Esse velho veterano foi criado para substituir o vinil, por ter um tamanho menor ganhou o nome de compact disc por referencia ao tamanho do seu antecessor.Em seguida foi criado o CD-R(CD Recordable).Ele não suportava mais do que uma gravação.Quando esgotada a capacidade de armazenamento, o CD não poderia ser apagado ou receber mais dados.(Isso acontecia nas primeiras versões a atual não ocorre mais isso).
CD-R(CD Recordable): O CD gravavel conhecidíssimo de quem não compra CD origianal,tem capacidade de 700MB ou 80 minutos de audio sem compactação.Os dados adicionados não poderão ser apagados,e se sobrar espaço ainda pode ser gravado mais dados em outras sessões até que fique cheio.
CD-RW(CD Rewritable): CD regravavel.tem a capacidade de armazenamento de700MB e 80 minutos de áudio.Ele pode ser gravado e regravado e sua vida útil é de 1mil ciclos(1 ciclo = gravar uma vez + apagar uma vez).
Mini-cd:Pouco popular, mais era uma boa opção na época que não existia Pen drive, por ser bem pequeno(8 cm de diametro) o que facilitava o transporte , seu armazenamento também era menor 180 MB e 23:30 minutos de áudio.Só tinha um contra os gravadores e tocadores tinham de ser de bandeja ou gaveta como preferir.

A evolução das Mídias Ópiticas
O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo novos tipos de mídia.Um deles é o DVD que tem dois significados de siglas existentes que são Digital Video Disk ou Digital Versatile Disc.Seu foco principal era o armazenamento de vídeo, mais foi logo sendo adaptado para armazenar qualquer tipo de dado.Como foi visto ai em cima nos CDs; os DVDs também são graváveis e regraváveis mais com uma diferença a existencia de padrões e capacidades diferentes.
DVD-R:O mais conhecido de todos,com capacidade de 4.7 GB, é o formato mais usado no Brasil. Também conhecido DVD5, devido ao fato de a sua capacidade estar próxima dos 5 GB. Também existem DVD-Rs com capacidade de 8.5 GB ( chamados de DVD9 ou DVD de dados). Isso é possível porque são usadas duas camadas diferentes no mesmo lado do disco, praticamente dobrando a capacidade de armazenamento.
Também existem os DVDs com capacidade de gravação nos dois lados do disco, é um tipo difícil de ser encontrado, pois não se popularizou no Brasil(Talvez pelo valor auto). Sua capacidade é de até aproximadamente 15 GB.
DVD-RW: tem a mesma capacidade do DVD-R,só que tem a possibilidade de apagar os dados e reutilizar o disco, assim como o CD-RW(DVD-RW,entendeu... Diz que sim.Ta certo a piada foi fraca).
DVD+R e DVD+RW:são idênticos ao DVD-R e o DVD-RW, respectivamente. A diferença básica entre eles é o desempenho na hora de queimá-los(Gravalos), devido ao modo com que os dois tipos realizam a gravação. As mídias com o sinal de menos (-) são gravadas do centro para fora, em uma única linha, formando uma espiral. Já os discos com um sinal de adição (+) são gravados em vários círculos concêntricos. Isso dá uma maior rapidez aos DVD+R e DVD+RW tanto na leitura quanto na gravação. Porém, essa diferença é quase imperceptível.
As mídias com sinal “+” costumam ser um pouco mais caras, mas a diferença é irrisória. Quanto à compatibilidade, no início não era possível executar e gravar discos se o sinal fosse diferente ao suportado pela gravadora. Hoje, a maioria das leitoras e gravadoras já suporta os dois tipos, então você não precisa se preocupar se na loja só tem um dos dois.
A Nova Geração
Blu-ray: com o surgimento dos equipamentos com capacidade para execução de vídeos e filmes em alta definição, era necessário desenvolver uma mídia de grande capacidade, para possibilitar assim, o armazenamento de imagens em alta definição, que ocupam muito mais espaço. Com a Sony à frente do projeto, foi criado então o Blu-ray, que possui esse nome justamente porque a cor do laser que faz sua leitura e gravação é azul. A capacidade do Blu-ray é de incríveis 25 GB nas mídias com uma só camada. Nos discos com duas camadas, o tamanho dobra, chegando aos 50 GB.E no futuro ainda pode ser mais como se depender de empresas como a Pioneer que criou um dico com 20 camadas de 25 GB cada.
Similar Masi nem tanto
HD-DVD: similar ao Blu-ray, porém com capacidade menor, o HD-DVD recentemente perdeu a batalha pela hegemonia das mídias de grande capacidade. A empresa Toshiba comandava o desenvolvimento dessa mídia, juntamente com outras gigantes como Microsoft. Porém, há pouco tempo a Toshiba anunciou o abandono do projeto, dando ao Blu-ray e à Sony o título de única mídia de alta capacidade disponível no mercado(Mais aos que adquirirão o produto terão assistencia e não serão deixados na mão).
Todas as midias podem ser encontradas no mercado de menos o HD-DVD,mais não devemos esquecer das primeiras midias como o vinil,e dos cassetes que forão o alge do passado,porem não chegarão a grande popularidade das midias opticas de hoje.

Nenhum comentário: